Desentupimento Vaso sanitário

Desentupimento Vaso sanitário

Desentupimento Vaso sanitário

Um dos maiores contratempos que um morador pode passar é com entupimentos de vaso sanitário em casa. Água que não escoa na descarga e mau cheiro são alguns dos vestígios de que algo não está normal e existe um entupimento precisando ser resolvido.

Desentupimento Vaso sanitário

Entupimentos podem acontecer por inúmeros motivos, e é preciso resolvê-los o quanto antes, se quiser se livrar do problema rapidamente, já que ele pode indicar problemas ainda maiores de obstrução nas tubulações. Nesse artigo, entenda como entupimentos acontecem no vaso sanitário e como é feito o desentupimento profissional.

Motivos Entupimentos de Vaso sanitário

O motivo para chamar uma desentupidora, entupimentos de tubulações residenciais trazem contratempos e muito desagrado para as famílias, já que é uma situação que pode gerar riscos a saúde.

Motivos Entupimentos de Vaso sanitário

O Vaso Sanitário deve ser usado apenas para dejetos fisiológicos líquidos e sólidos e jamais lixo ou qualquer outro tipo de detrito. Quando usado para ser um depósito de lixo como absorventes ou papel higiênico, com o tempo se entope e logo dá sinais da obstrução. São eles:

  • Água que não desce ou desce lentamente ao dar descarga;
  • Água que pode aumentar de volume dentro do vaso;
  • Mau cheiro;
  • Retorno do lixo e dejetos, e pode até transbordar nos casos mais graves de obstrução. 

Em geral, o lixo jogado nas tubulações do vaso, com o tempo acabam se acumulando e barrando a passagem da água e dejetos que devem realmente ser descartados. É importante que as pessoas tenham mais consciência e joguem lixo apenas no lixo e nunca nas tubulações de esgoto residenciais.

Veja Também: Saiba Como Escolher Modelo do Vaso Sanitário

O vaso sanitário pode ter um entupimento apenas local, enquanto em outras partes da tubulação o funcionamento é normal. Por exemplo, o esgoto da cozinha e ralos externos estão normais, porém o entupimento é apenas em um banheiro. 

Acontece também de haver entupimentos parciais em vários pontos das tubulações e afetar o vaso sanitário do banheiro, e nesse caso é importante estar atento para que não haja uma obstrução total. 

Outro motivo de entupimentos em vaso sanitário, também ocorre por conta das chuvas. Em locais mais baixos e com risco de enchentes e alagamentos, em dias de chuvas fortes, é comum que na falta de um encanamento específicamente pluvial, a água da chuva se confunda com a água do esgoto, piorando a situação de entupimento.

Seja qual for a situação, é fundamental uma limpeza completa das tubulações para o funcionamento completo e ideal do Vaso sanitário.

Desentupimentos caseiros

Quando acontece um entupimento no Vaso Sanitário, é comum que algumas pessoas façam uso de produtos caseiros para tentar desobstruir e limpar as tubulações. Porém, é apenas paliativos ou eficazes nos casos mais simples do problema, pois quanto mais grave o entupimento, maior a necessidade de um desentupimento profissional. Eis alguns dos produtos caseiros mais usados:

Desentupimentos caseiros

Bicarbonato de sódio 

O Bicarbonato de sódio é sem dúvida um dos produtos mais usados para desentupimento. Geralmente é eficaz em desentupimento simples e isso acontece por conta de seu poder alcalino e acidez concentrada, muito utilizado para fazer limpeza.

Para potencializar seu efeito, o bicarbonato de sódio é adicionado a vinagre e sal, além de água quente ou fervente que corroem a sujeira de entupimentos nas tubulações. Não recomendado para uso em entupimentos graves e totais e o uso da água fervente deve ser evitado, já que pode causar fissuras nos canos.

Desentupidor de pia e vaso

O desentupidor de Vaso Sanitário serve para desobstruir tubulações entupidas, porém com entupimentos superficiais. Através da sucção, a sujeira que está no caminho da água se move e a pressão faz com que ela libere o espaço. Caso não haja um desentupidor, uma Garrafa Pet faz o mesmo trabalho, porém deve ter o bocal que se encaixe a saída do esgoto.

Soda Cáustica/Diabo Verde

Um produto muito usado para desentupimento de Vaso Sanitário é a Soda Cáustica. Conhecido também como Diabo Verde, a Soda Cáustica é uma boa opção para desentupimento de vaso sanitário, quando o problema não chega a ser muito grave. 

Apesar de potente, já que é um produto altamente corrosivo, a Soda Cáustica pode agravar entupimentos mais sérios, já que em contato com gordura e uma grande obstrução, acaba endurecendo e também dificultando ainda mais a passagem da água nas tubulações.

As desentupidoras desaconselham o uso desse produto, principalmente usado constantemente. Além de entupir ainda mais a passagem da água, a Soda Cáustica também pode causar furos nas tubulações e causar vazamentos. 

Outro problema é que a Soda Cáustica pode ser fatal ou causar acidentes graves como queimaduras e cegueira se cair nos olhos. O ideal é que a utilização seja feita sempre com luvas e óculos de proteção e o produto deve ser bem fechado e guardado em local arejado e alto, longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Desentupimento profissional de Vaso Sanitário

As desentupidoras são as empresas mais indicadas para fazerem desentupimento de Vaso Sanitário. Isso por que, elas são empresas especializadas, com equipamentos e profissionais capacitados para fazer um ótimo serviço de limpeza e desobstrução do vaso sanitário e esgoto em geral.

Desentupimento profissional de Vaso Sanitário

Ao chamar os serviços de desentupidora na zona sul , a empresa primeiro irá avaliar se o entupimento é apenas local, ou seja, se encontra no vaso sanitário e outros pontos. Se for só centralizado no Vaso Sanitário, a desentupidora poderá fazer a limpeza retirando o vaso para colocar os equipamentos.

Um equipamento muito usado em Desentupimento de Vaso Sanitário é o Roto Rooter, máquina rotativa que utiliza lâminas para destruir o lixo nas tubulações e limpar a passagem da água, sem danificar os canos.

Outro equipamento muito utilizado é ma mangueira de pressurização que possui pressão suficiente para destruir o lixo e qualquer sujeira pelo caminho. 

Além disso, os profissionais orientam os clientes das melhores maneiras de evitar novos entupimentos de vaso sanitário e a desentupidora oferece serviço rápido, eficiente e com preços acessíveis, além de garantia e qualidade.

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*