Como acabar com mau cheiro de esgoto em residência

Banner Desentupidora centro

Como Acabar Com Mau Cheiro de Esgoto em Residência

O esgoto de uma casa é uma rede complexa e importante de tubulações, por onde passa a água e dejetos fisiológicos que serão descartados em local de tratamento de água. Seja rede de esgoto público ou fossa, esse esgoto deverá sempre ser tratado para voltar em condições puras para natureza.

Como acabar com mau cheiro de esgoto em residênciaNuma residência, todo os encanamentos inferiores são ligados a rede de esgoto e com o tempo, pode haver odor forte que acaba tomando toda casa, em especial locais com ralos e banheiros. 

Existem muitos fatores que podem favorecer esse mau cheiro, mas um dos maiores problemas é o entupimento do esgoto, que impede que a água e os dejetos passem livremente, geralmente por acúmulo de lixo ou gordura.

Seja qual for a causa, o mau cheiro de esgoto em residência precisa ser combatido, e neste artigo, falaremos dos maiores causadores de mau cheiro no esgoto em residências, quais as medidas de limpeza e como desentupir as tubulações para se ver livre desse dilema.

A raiz do problema

O mau cheiro de esgoto é sem dúvida muito desagradável, pois toma a casa inteira, inclusive áreas que não possuem ligação com o esgoto e por mais que faça uma limpeza nos cômodos, o odor fétido continua intenso.

A raiz do problema SifãoComo o problema acontece no esgoto, é preciso ir até a raiz do problema e descobrir o que pode estar acontecendo e os muitos motivos para o mau cheiro de esgoto em residência.

Um dos primeiros motivos, pode ser o sifão de encanamentos como da pia da cozinha e do banheiro. O sifão possui um formato semelhante a letra S (quando sanfonado) ou T (quando metálico), e serve como ligação entre o ralo e a rede de esgoto. 

Por vezes, o acúmulo de resíduos pode se depositar no fundo dele e começar a feder, sendo que pode até haver o total obstrução da passagem da água. Outro problema comum é acúmulo de lixo e gordura na caixa de gordura.

A Caixa de gordura é um dispositivo instalado na saída do esgoto da cozinha, que recebe todos os resíduos sólidos e líquidos que vem da pia, e quando está no limite, começa a exalar odor forte.

Outras áreas são os ralos que podem receber sujeira, além de água, e com o tempo sofrer acúmulo de lixo e começar entupir, oferecendo odor fétido diário. E por fim o vaso sanitário, quando possui algum entupimento ou pode haver relação com entupimentos e acúmulos em outras áreas do esgoto, também começa a exalar odores desagradáveis.

Como deve ser a limpeza e manutenção de esgoto

Na maioria dos casos de mau odor em residência, entupimentos estão relacionados ou pelo menos o começo desse problema, e o motivo claro para isso, é a falta de manutenção e limpeza nas tubulações. 

A rede de esgoto, seja pública ou por fossa, deve ter cuidados especiais para que não dê problema. No primeiro caso, a água e todos os dejetos fisiológicos são levados para uma estação de tratamento, mas é necessário que todos os moradores da residência, tenham o cuidado de jamais lançar qualquer tipo de lixo nessa rede.

Como deve ser a limpeza e manutenção de esgotoPapel higiênico e absorventes, são itens descartáveis que devem ser destinados em lixo comum e nunca na rede de esgoto. A gordura usada e velha na cozinha, deve ser descartada em vasilhames e entregue em posto de coleta e nunca ir para o ralo da pia.

 A caixa de gordura foi feita para receber esse tipo de óleo, porém evita-lo é a melhor opção, já que a gordura impregnada no encanamento forma uma massa que com o tempo se petrifica e pode auxiliar no entupimento do esgoto.

A caixa de gordura inclusive, deve ser limpa regularmente segundo seu tamanho e frequência de uso. No ralo da pia da cozinha, apenas ser descartada a água da louça e os restos de alimento, descartados no lixo orgânico.

O ralo da pia do banheiro e do box do chuveiro, assim como o sifão, também merecem atenção especial, já que restos de sabonete, fios de cabelo e fio dental também podem ser descartados e acumular. No caso do ralo, a utilização de arame para retirar detritos superficiais do ralo que estejam visíveis, é uma opção que evita que mais lixo entre em contato com o esgoto.

O sifão é fácil de ser limpo, apenas necessitando que o anel de vedação seja rosqueado e retirado, limpando-o por completo e depois recolocando o sifão como antes. Este procedimento deve ser feito em todos os sifões dos banheiros e cozinha e manter uma regularidade na limpeza, para que odores desagradáveis não exalem.

Se o esgoto é por fossa, a limpeza deve ser feita por uma desentupidora no bairro especializada. A Fossa séptica é um simples sistema de tratamento de esgoto que apesar de antigo, é considerado benéfico ao meio ambiente. 

A Fossa séptica é uma caixa ligada a residência, que recebe todos os dias os dejetos fisiológicos e água da casa. Através da gravidade e sedimentação, os líquidos ficam na superfície enquanto os dejetos sólidos se depositam no fundo, se acumulando. 

Esses dejetos então, sofrem a decomposição através de bactérias e o líquido fica mais purificado, sendo descartado de forma natural. A fossa só se torna um problema, quando está muito cheia e necessita de limpeza, sendo um dos motivos de mau odor.

Nesse caso entra a desentupidora no bairro que utiliza um sistema de sucção a vácuo que aspira todo o sedimento decomposto e em forma de lama da fossa, deixando limpa e em condições para ser usada novamente e com qualidade. 

Desentupidora no bairro no combate de entupimentos e mau odor em residência

Por menor que seja o risco de entupimentos em residência, qualquer tipo de acúmulo de lixo, gordura ou sujeira nas tubulações superficiais, é um sinal que uma boa limpeza pode evitar problemas maiores. 

Mas caso haja um entupimento maior ou é uma fossa necessitando de aspiração total de dejetos, a solicitação de desentupidora no bairro é a solução para evitar que o esgoto continue a apresentar odor e ainda deixa todo encanamento livre e limpo.

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*